Stock Car abre a temporada 2021

Depois de muita espera e alterações no calendário de estreia devido às restrições impostas pela pandemia do Covid-19 a Stock Car finalmente abrirá a temporada 2021, neste final de semana, no autódromo internacional de Goiânia.


Com mudanças nas regras e novos pilotos e equipe, a temporada 2021 promete ser uma das mais disputadas e empolgantes dos últimos anos.

Uma das mudanças mais significativas é o “NONSTOP”. Para quem já está acostumado a acompanhar as provas da Stock Car ou para quem começa a seguir a categoria a partir deste ano, vale lembrar que no domingo são disputadas duas corridas, sendo a segunda com grid invertido para os primeiros 10 colocados, levando-se em conta o resultado obtido na primeira corrida.

Para inverter o grid havia um intervalo entre a primeira e a segunda corrida mas, a partir deste ano, este intervalo não ocorrerá mais. Após a bandeirada final da corrida 1 (com 25 minutos de duração), durante a volta de desaceleração os carros se reordenam e largam imediatamente para a corrida 2 (com 20 minutos).

Outro ponto importante será a obrigatoriedade do PIT STOP que fica restrito apenas à corrida 1.

Apenas com essas duas mudanças podemos prever que as estratégias serão um fator decisivo nas corridas; lembrando, também, que o planejamento estratégico já começa no sábado, durante o treino classificatório.


Outra mudança é com relação ao “lastro” acrescido aos primeiros colocados no campeonato. Na temporada de 2020 este lastro era distribuído entre os 5 primeiros, para 2021 os seis primeiros na tabela receberão o peso extra para a etapa seguinte.

O lastro ainda continua muito polêmico! Inicialmente chamado de ‘lastro do sucesso” passou a se chamar “lastro de performance”, mas muitos fãs e seguidores da categoria o apelidaram de “lastro da vergonha” por “punir” os melhores colocados com um peso extra que pode variar entre 5kg e 30kg (30Kg para o líder do campeonato, 25Kg para o segundo, 20Kg para o terceiro e assim por diante, até o sexto colocado).

Muitos acreditam que o lastro acaba punindo o melhor conjunto carro-piloto, mas a manutenção para a temporada 2021 indica que houve uma boa avaliação do mesmo pela organização da Stock Car.


As estreias mais esperada para este ano são as de Felipe Massa, Tony Kanaan e da nova equipe MX Piquet Sports.

Felipe Massa, que vem da F1, fará sua primeira temporada completa pela Stock Car na equipe Lubrax Podium e promete lutar pelas primeiras colocações, mas para isso precisa se adaptar rapidamente ao carro e às regras da categoria.

Outro que tem grandes objetivos mas terá que passar pelo mesmo processo de adaptação é Tony Kanaan. Com larga experiência na Indy, Kanaan será o companheiro de equipe de Rubens Barrichello na Full Time Sports.

Já, a MX Piquet Sports debuta na categoria. O nome da equipe já demonstra o peso da responsabilidade que terá. A equipe criada pela família Piquet fará sua primeira temporada com Nelsinho Piquet e Sergio Jimenez.


Agora é só esperar!

Nesta sexta-feira, dia 23, pilotos e equipes começam a mostrar do que serão capazes. Confira a programação completa:


Por: César Cruz DRT/MTB 0090023/SP – Racing Brasil CEO

Profissional filiado à ARFOC/SP

ABJ (Associação Brasileira de Jornalistas)

SJSP (Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de são Paulo)

Foto: Luís França/Vicar/Divulgação


Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: